BlogBlogs.Com.Br

domingo, 10 de janeiro de 2010

A criação do gênio

De onde vem o gênio? Ele é uma criação de Deus, um fenômeno aleatório?? O gênio não é mais que uma pessoa comum.
Pode nascer um gênio em qualquer idade, em qualquer lugar, basta que hajão condições favoráveis. Sería similar à plantar um carvalho em solo arenoso e em solo de terra roxa. É claro que nada nascerá no primeiro.
O gênio, no entanto, não é tão simples como uma planta, também não é sinônimo de sucesso proficional nem fama.
Com quais fundamentos digo isso? Andei pensando, lendo, pesquisando e desenvolvi a opinião a respeito. A genialidade, seja ela desportiva, literária ou matemática, vem de um conjunto de inclinação pessoal, estímulo do meio e recursos disponíveis. Explico:
Uma jovem menina que nasceu numa zona rural, com pais agricultores assiste à TV e fascina-se pela dança dos famosos, chegando a aprender certos passos sozinha de tanto que viu e reviu as cenas. Seus pais a parabenizam, elojiam e fazem o possível para deixá-la em contato com a dança local, mesmo que pobre e pouco proficional. Muito possívelmente essa garota vai crescer e procurar se proficionalizar, esforçando-se, e sem desviar-se do seu foco.
Uma outra jovem em situaçào semelhante não tem pais que a apoiam, não pagam nem mostram possibilidades para ela praticar, dificilmente essa menina fará da dança + q eum robbie.
Já uma jovem da cidade grande, que fez ballét desde cedo, por vontade dos pais, acha a atividade frustrante e gostaria de tocar guitarra, mas ninguém em casa a apóia, ela não tem amigos que tocam para pegar emprestada a guitarra, logo que ela puder, vai largar a dança, talvez ela siga a carreira musical, talvez não, mas dificilmente seu sucesso será brilhante.
Outra garota da cidade, nas mesmas condições, apaixonada pela dança, irá além de todas as outras, pois ela tem todos os requisitos escenciais: Motivação, dedicação e recursos.
O que eu quero dizer com isso, independentemente da idade, o tempo em ue vc se dedica a ser bom em uma coisa, com amor e confiança, apoio e um hambiente que permita a realização da 'coisa' é o que realmente fará um gênio. Talvez ajam pessoas que não conseguem processar determinada atividade mesmo com tudo isso, mas isso não torna a idéia errada. Apenas um caso aspecial, onde devem-se analizar o piscicológico da pessoa, seus sentimentos íntimos, tais quais medo, insegurança, problemas cognitivos etc.
Eu desenho. As pessoas sempre me perguntam quando eu comecei, porque eu amo tanto a Arte e concluem dizendo que eu tenho um dom. Jente, eu não nasci assim, minha mãe sempre achou arte magnífico, mesmo não estando envolvida com o ramo profissionalmente. Desde muito novinha eu tinha contato com papel, láps de cor, caneta esferográfica, livros de gravuras, programas artesanais etc. Eu costurava bonequinhos de meia, copiava formas humanas em livros de medicina quando ainda pequena. Meus pais nunca me mandaram fazer algo mais interessante, nem me obrigaram a sair da mesa e ir dormir quando estava desenhando, tão pouco me repreendiam quando eu sujava o chão de tinta, fora que eles me compravam materiais bons, novos e diversos, sempre.
Sem isso, eu não passaria de rabiscos graciosos em folhas de caderno. Quando minha vida ficou confusa e eu passei por problemas emocionais, meus desenhos pioraram, minha criatividade cessou, mas isso foi devido ao meu estado pessoal, o que prova que o meio MATA o gênio, é preciso haver um caminho retilíneo, seja ele de escape ao meio ou de sobrevivência nele, família e meio são fatores decisivos p/ o sucesso, eles fazem a pessoa ter uma sobrehumana força de vontade p/ retomar o caminho e ter sucesso ou simplesmente sucumbi e tornar-se mais um tijolo no muro que tapa o horizonte esplendoroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi eu sou a Milk::. =D deixe seu comentário sobre este post! conteúdo ofensivo ou preconceituoso será deletado! Não esqueça: Preconceito é opinião sem conhecimento!